20081104


Apresentação

Estamos chegando ao término de mais um ano e com isso vai se concluindo mais uma fase do período escolar. Contudo este ano, é diferente, pois é o ultimo ano em nossa escola Alexandre de Gusmão. Estamos nos preparando pra encerrar a ultima etapa do Ensino Médio, e tal, vai nos deixar tantas saudades, afinal foi nesta escola, que a grande maioria de nós fez por inicio de nossas vidas, aqui acompanhados de alguns professores que se podem ser considerados nossos grandes amigos, é que passamos ao lado destes, momentos importantes.
Pouco a pouco com a dedicação de todos, fomos ampliando nossos conhecimentos, além de aprendermos a conviver em grupo. Até agora, nunca nos vimos sozinhos, sempre sabíamos que poderíamos contar com os nossos amigos de classe, pais e professores, porém hoje, o mundo nos espera, e temos que caminhar num mundo diferente e desconhecido, totalmente sem relações com estes tempos vividos por nós anteriormente.
E quem somos nós agora, você pode se perguntar?!
Somos os alunos do 3° ano 02 do ano de 2008.

Somos um grupo de pessoas que sofreu várias transformações ao longo dos tempos, e agora, somos indivíduos que possuem uma base elementar de conhecimento, para podermos sair dessa escola e buscar a realização de muitos sonhos que temos dentro de nós.
Devemos ao professores, essa lição que eles vêm nos passando, incentivando-nos a ter responsabilidades, educação, autocrítica, disciplina e claro devemos a muitos professores os nossos conhecimentos que só foram possíveis graças a eles que estavam sempre ali perto de nós para passar-los a todos aqueles dispostos a ouvi-los.
Falando em gratidão aos professores, existe uma professora que sempre nos acompanhou e ensinou a nós muito a respeito da sua disciplina, Biologia, às vezes Química e em alguns momentos conversava conosco sobre outros assuntos, orientando e aconselhando para não tomarmos caminhos errados.
Suas aulas sempre bem diversificadas, acompanhadas da amplitude de seus conhecimentos no campo da Biologia, tudo sintonizava, afinal com todo o seu domínio na disciplina, ela sabe passar para os alunos o que sabe. Além do mais, a Professora Ezilda estimula a nossa criatividade, através de trabalhos que visão projetos mais audaciosos, tais como a criação deste blogger, onde confessamos que é uma forma de trabalho que contraria com aqueles rotineiros de pesquisas, papel e caneta. É o envolvimento de modernidade com a sala de aula.

Este trabalho que ela nos solicitou que fizéssemos é sobre alguns temas, citados abaixo:

Evolução - teorias e evidências

  • O Pensamento evolutivo
    Fixismo
    Neodarwinismo
    Lamarquismo
    Darwinismo
  • Evidências Evolutivas
  • Homologia
  • Órgãos vestigiais
  • Embriologia comparada
  • Estudo dos fósseis
  • Evidências moleculares

Biotecnologia

  • Engenharia genética
  • Identificação de pessoas
  • Organismos transgênicos
  • Clonagem
  • Células-tronco
  • Projeto genoma

Queremos dar os parabéns para a professora Ezilda H. Martins Bunn, por ser essa profissional! Estamos deixando este colégio, e no ano seguinte, novos alunos estarão em nosso lugar. Sentados naquelas cadeiras que este ano pertenciam a nós, que talvez venha a marcar em sua mente o jeito de cada aluno, assim como em cada um de nós a sua face, suas aulas, seus gestos e suas brincadeiras não serão esquecidas.
Talvez este não seja o nosso ultimo trabalho, onde colocaremos o seu nome no cantinho reservado para professra, porém desde já agradecemos por ser essa pessoa companheira e dedicada. Esse trabalho é resultado dos nossos esforços e de sua orientação e exigência.

Esperamos que Gostem!

Evolução - teorias e evidências


O Pensamento evolutivo

Fixismo

Fixismo

Admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações.
Tem os seguintes ramos:
Criacionismo: defendia que todos os seres vivos tinham sido obra divina e que por isso eram perfeitos e não precisavam de sofrer alterações
Espontaneísmo: a vida surgia quando existissem condições favoráveis a isso, uma dessas condições era a existência de uma força vital
Catastrofismo: a existência de catástrofes naturais destruía determinados seres vivos, outras espécies existentes iriam povoar esses locais desabitados.
Fixismo era uma doutrina ou teoria filosófica bem aceita no século XVIII. O fixismo propunha na biologia que todas as espécies foram criadas tal como são por poder divino, e permaneceriam assim, imutáveis, por toda sua existência, sem que jamais ocorressem mudanças significativas na sua descendência. Um dos maiores defensores do fixismo foi o naturalista francês Georges Cuvier.
Enfim, esta teoria pretende explicar o aparecimento das espécies, afirmando que estas surgiram sobre a Terra, cada qual já adaptada ao ambiente onde foi criada, pelo que, uma vez que não havia necessidade de mudanças, as espécies permaneciam imutáveis desde o momento em que surgiram. Deste modo, e de acordo com esta teoria, não haveria um antepassado comum.

Lamarquismo

Lamarquismo

Entende-se por Lamarquismo a teoria evolucionista de Jean Baptiste, cavalheiro Lamark a qual há dois pontos de grande importância, que se distingue do fixismo de sua época, eles são:
1. A evolução ocorre por sucessivas transformações em seus órgãos, tais alterações acontece pelo uso ou desuso de tal órgão.O uso constante do órgão, se daria por necessidade do indivíduo adaptar-se ao meio ambiente.
2. Tais alterações sofridas pelo indivíduo durante sua vida, seria transmitida por hereditariedade. Sabe-se que, com o uso da musculatura há um desenvolvimento em força e tamanho, e com o desuso acaba-se por atrofiar. Essa observação levou Lamark a um erro, pois conclui que tal transformação ocorreria também com os órgãos. Sobre a hereditariedade, August Weissman cortou a cauda de camundongos por gerações, observando que as caudas continuavam nascendo perfeitas, assim provou que as características não eram transmitidas para as novas gerações.

Neodarwinismo

Neodarwinismo

O neodarwinismo baseia-se na teoria proposta por Darwin e reconhece como principais fatores evolutivos a mutação, a recombinação gênica e a seleção natural. na verdade, o neodarwinismo é uma complementação da teoria de Darwin em relação às fontes de variabilidade das populações, possibilitanto a partir de 1910 com o desenvolvimento da Genética e o conhecimento do material hereditário (ácidos nucléicos). O neodarwinismo está baseado nas mesmas idéias do darwinismo.

Darwinismo

Darwinismo

O Darwinismo é o termo usado para designar vários processos relacionados com as ideias de Charles Darwin, nomeadamente ideias relacionadas com a evolução e a selecção natural.
O Darwinismo é utilizado por biólogos, filósofos, matemáticos e cientistas para descrever processos evolucionários semelhantes à evolução da vida, como o desenvolvimento de software com algoritmos genéticos.
Neste contexto mais abstracto, o darwinismo é independente dos detalhes da evolução biológica. Um processo darwinista requer as condições seguintes:
Reprodução: os agentes devem ser capazes de produzir cópias de si próprios e essas cópias devem ter igualmente a capacidade de se reproduzirem;
Hereditariedade: As cópias devem herdar as características dos originais;
Variação: Ocasionalmente, as cópias têm que ser imperfeitas;
Seleção Natural: Os indivíduos são selecionados pelo ambiente. A seleção natural destrói, e não cria. O problema da existência de um objetivo não surge da elimininação dos inaptos, e sim da origem dos aptos.
Em qualquer sistema onde ocorram essas características deverá ocorrer evolução.

Homologia


Homologia
“A homologia tem sido uma forte evidência em favor da Teoria da Evolução,
pois ela sugere ancestralidade comum entre organismos diferentes
possuindo estruturas frequentemente semelhantes com a
mesma origem embriológica, embrando que o desenvolvimento
do embrião recapitula parcialmente as origens do organismo.”
O conceito de Homologia, no sentido histórico, foi definido por Darwin em "A Origem dos Espécies" como "o reconhecimento de um plano fundamental nos animais e nas plantas, atribuído à descendência com modificação". A herança de sucessivas pequenas modificações provenientes de um ancestral comum foi uma reação ao ponto de vista extremo da imutabilidade das espécies aceita naquela época. Este artigo procura mostrar que não é contrário ao espírito científico atribuir um plano comum, ou uma estrutura básica estabelecida por um Criador, às semelhanças existentes nos vários ramos dos vertebrados.
Comparando o padrão de construção de diversos organismos, muitas vezes é possível determinar o grau de parentesco e a seqüência evolutiva entre eles. Se compararmos, por exemplo, o sistema circulatório das cinco classes de vertebrados, vamos observar um aumento de complexidade dos peixes para os mamíferos, que é coerente com a evolução dos mamíferos. A embriologia e a anatomia comparadas mostram que nossos braços, as patas dianteiras dos mamíferos e as asas das aves têm a mesma origem embrionária. Os órgãos de espécies diferentes que tenham a mesma origem embrionária, embora apresentem funções diferentes, são chamados órgãos homólogos.
Estruturas homólogas
São estruturas que se podem encontrar em diferentes espécies e que apresentam:
Plano estrutural básico semelhante, ou seja, a forma destas estruturas é muito semelhante (por exemplo, um braço de um humano e a asa de uma ave)
Posição relativa a outras estruturas é semelhante, isto é, o local no organismo onde se encontram determinadas estruturas homólogas, em espécies diferentes, é mais ou menos o mesmo. Provêm do mesmo esboço embrionário, uma vez que o local, no embrião, onde se localizam as células que irão dar origem a estruturas homólogas, em espécies diferentes, é o mesmo;
Antepassado comum próximo, pois, como irá ser esclarecido estas estruturas provêm de espécies que divergiram devido a diferentes pressões seletivas;
Funções diferentes, isto é, estruturas que apresentam todas as características descritas em cima podem ter diferentes funções, embora geralmente essas funções sirvam o mesmo objetivo.
Evolução divergente, isto é, devido às diferentes espécies terem sido sujeitas a pressões seletivas diferentes, adaptaram os seus membros àquilo a que eles eram mais necessários no ambiente em que determinada espécie se encontrava.
A partir destas estruturas podem criar-se séries filogenéticas que são progressivas quando determinada estrutura evolui desenvolvendo-se, ou regressivas, quando uma estrutura evolui, tornando-se mais simples (temos o caso do coração como uma série filogenética progressiva, pois nos mamíferos é mais complexo que nos peixes).
Estruturas análogas
Estas estruturas encontram-se em espécies cujo antepassado comum se encontra muito distante, pelo que o seu grau de parentesco é muito baixo. Elas apresentam:
Padrão estrutural básico diferente, pelo que a forma das estruturas não é semelhante
Posição relativa a outras estruturas pode não ser semelhante
Provêm de um esboço embrionário diferente
Antepassado comum muito longínquo
Evolução convergente, uma vez que, devido a estarem sujeitas às mesmas pressões seletivas, as soluções que a Natureza arranjou para a adaptação das diferentes espécies, são muitas vezes as mesmas. Assim, espécies de origens muito diferentes podem apresentar estruturas que desempenham as mesmas funções. (Temos o exemplo das asas das aves e as asas dos insetos)

Órgãos vestigiais


Órgãos vestigiais
O estudo comparado da embriologia de diversos vertebrados mostra a grande semelhança de padrão de desenvolvimento inicial. À medida que o embrião se desenvolve surgem características individualizantes e as semelhanças diminuem.
Essa semelhança de padrão também é verificada no desenvolvimento embrionário de todos os animais metazoários. Nesse caso, entretanto, quanto mais diferentes são os organismos, menor é o período embrionário comum entre eles.
Órgãos vestigiais são órgãos existentes no homem, bem como em outros animais, e que são considerados como vestígios inúteis de estruturas que foram úteis em um estágio evolutivo anterior. Na virada do século foi feita uma longa lista de órgãos vestigiais em mamíferos.
Órgãos vestigiais são aqueles que, em alguns organismos, encontram-se com tamanho reduzido e geralmente sem função, mas em outros organismos são maiores e exercem função definitiva. A importância evolutiva desses órgãos vestiginais é a indicação de uma ancestralidade comum. Um exemplo bem conhecido de órgão vestigial no homem é o apêndice vermiforme , estrutura pequena e sem função que parte do ceco (estrutura localizada no ponto onde o intestino delgado liga-se ao grosso).
Nos mamíferos roedores, o ceco é uma estrutura bem desenvolvida, na qual o alimento parcialmente digerido á armazenado e a celulose, abundante nos vegetais ingeridos, é degradada pela ação de bactérias especializadas. Em alguns desses animais o ceco é uma bolsa contínua e em outros, como o coelho, apresenta extremidade final mais estreita, denominada apêndice. que corresponde ao apêndice vermiforme humano.

Embriologia comparada


Embriologia comparada

O estudo comparado da embriologia de diversos vertebrados mostra a grande semelhança de padrão de desenvolvimento inicial. À medida que o embrião se desenvolve surgem características individualizantes e as semelhanças diminuem.
Essa semelhança de padrão também é verificada no desenvolvimento embrionário de todos os animais metazoários. Nesse caso, entretanto, quanto mais diferentes são os organismos, menor é o período embrionário comum entre eles.

Estudo dos fósseis

Estudo dos fósseis
Os fósseis constituem a evidência primária da extraordinária evolução da vida
e é dentro desta evolução que se terá de procurar a origem do Homem.
Sara Otero

O estudo dos fósseis é um ramo das Ciências da Terra, fornecendo meios rigorosos para se fazerem discriminações temporais para os últimos 600 milhões de anos e constituindo a chave para a interpretação paleoecológica das rochas sedimentares antigas, permitindo-nos reconstituir paleoambientes e paleogeografias. Os fósseis constituem a evidência primária da extraordinária evolução da vida e é dentro desta evolução que se terá de procurar a origem do próprio Homem.
É impressionante como o registo da vida nos últimos 600 milhões de anos é extraordinariamente rico, especialmente no que respeita a animais e plantas com partes mineralizadas, visto as probabilidades envolvidas no soterramento, modificações físicas e químicas e subsequente conservação de restos orgânicos durante um tão longo intervalo de tempo serem grandes.
É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que vivem em tempos remotos da Terra. As partes duras do corpo dos organismos são as mais freqüentemente conservadas nos processos de fossilização, mas existem casos em que a parte mole do corpo também é preservada. Dentre esses casos podem-se citar os fósseis congelados.
No casos dos insetos, aqueles que eram recobertos pela resina pegajosa eliminada pelos pinheiros morriam. A resina endurecida, transformando-se em âmbar, e o inseto ali contido era preservado com detalhes de sua estrutura.
Também são consideradas fósseis impressões deixadas por organismos que viveram em eras passadas, como pegadas de animais extintos e impressões de folhas, de penas de aves extintas e da superfície da pele de dinossauros.
A importância do estudo dos fósseis para a evolução está na possibilidade de conhecermos organismos que viveram em épocas remotas na Terra e muitas vezes sob condições ambientais distintas das encontradas atualmente.