20081031

Clonagem

Clonagem
A clonagem é um método artificial de reprodução que emprega células somáticas, como as que formam pele, no lugar de células sexuais, como o óvulo e o espermatozóide. A primeira clonagem bem-sucedida de um animal adulto foi realizada em 1996, pelo embriologista Ian Wilmut, na Escócia. Dessa experiência nasceu a ovelha Dolly. Dolly nasceu de células mamárias retiradas de uma ovelha adulta. A princípio não seria possível forçar uma célula somática a se multiplicar, já que nela quase todos os genes estão desligados. Apenas os núcleos, onde estão os genes e sem os quais não é possível gerar um embrião, foram guardados.
Wilmut construiu células artificiais, usando núcleos de células mamárias dentro do citoplasma de óvulos. As células se transformaram em embriões e foram colocados no útero da ovelha que fornecera os óvulos, a maioria não se desenvolveu mas um deles deu origem a ovelha Dolly. Levaram quase 100 anos de pesquisa até que se chegasse a uma clonagem bem-sucedida. Depois da ovelha, já clonaram outros animais, como um rato e um cavalo. é um método artificial de reprodução que emprega células somáticas, como as que formam pele, no lugar de células sexuais, como o óvulo e o espermatozóide.
A primeira clonagem bem-sucedida de um animal adulto foi realizada em 1996, pelo embriologista Ian Wilmut, na Escócia. Dessa experiência nasceu a ovelha Dolly. Dolly nasceu de células mamárias retiradas de uma ovelha adulta. A princípio não seria possível forçar uma célula somática a se multiplicar, já que nela quase todos os genes estão desligados. Apenas os núcleos, onde estão os genes e sem os quais não é possível gerar um embrião, foram guardados.
Wilmut construiu células artificiais, usando núcleos de células mamárias dentro do citoplasma de óvulos. As células se transformaram em embriões e foram colocados no útero da ovelha que fornecera os óvulos, a maioria não se desenvolveu mas um deles deu origem a ovelha Dolly. Levaram quase 100 anos de pesquisa até que se chegasse a uma clonagem bem-sucedida. Depois da ovelha, já clonaram outros animais, como um rato e um cavalo.
Clonagem natural
A clonagem é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada, como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares e mesmo da relva de jardim. Também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e nos gêmeos univitelinos. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular.
Clonagem induzida artificialmente
A clonagem induzida artificialmente é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula um núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois depois é colocado em uma barriga de aluguel, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica.
Clonagem reprodutiva
Uma das técnicas básicas usadas por cientistas é a transferência nuclear da celula somática. Esta técnica foi usada por cientistas durante muitos anos, para clonar animais através de células embrionárias.
Como o nome da técnica implica, a transferência de uma célula somática está envolvida neste processo. Esta célula somática é introduzida, então, numa célula retirada de um animal, logo depois da ovulação. Antes de introduzir a célula somática, o cientista deve remover os cromossomos, que contêm genes e funcionam para continuar a informação hereditária, da célula recipiente.
Após ter introduzido a célula somática, as duas células fundem. Ocasionalmente, a célula fundida começará a tornar-se como um embrião normal, produzindo a prole se colocado no útero de uma mãe-de-aluguel para um desenvolvimento mais adicional.
Clonagem embrionária
Por esse processo, multiplica-se o embrião do animal em estudo produzindo, assim, gêmeos ou trigêmeos, etc. É um processo similar ao da natureza. Embora já em uso há anos com animais, muito pouco foi experimentado com seres humanos.
Clonagem terapêutica
A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são identicos a clonagem para fins reprodutivos, difere no facto do blastocisto não ser introduzido no útero. Ele é utilizado em laboratório para a produção de células-tronco a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário