20081031

Identificação de pessoas

Identificação de pessoas


A impressão digital genética ou DNA é feita com base em certos trechos do DNA cujas seqüências especiais de nucleotídeos são exclusivas para cada pessoa e são transmitidas de pais para filhos, de acordo com a herança mendeliana.
Esses trechos do DNA são “cortados” por certas enzimas de restrição e separados em uma placa de gelatina por uma técnica chamada eletroforese. Após a separação, adicionam-se ao meio “sondas” com bases nitrogenadas radiativas. As bases dessas “sondas” emparelham-se com os segmentos isolados de DNA, marcando-os com a radiatividade.
A seguir, a placa de gelatina é colocada, nos escuro, sob um filme fotográfico virgem. Após algum tempo, cada série deixa sua impressão no filme. O resultado é uma imagem fotográfica semelhante a um código de barras.
Esses códigos são tão exclusivos de um indivíduo quanto suas impressões digitais, não existindo dois indivíduos com o mesmo ‘código de barras’.
Essa técnica tem sido muito utilizada em testes de investigação de paternidade, pois os testes realizados com base nos grupos sangüíneos não são definitivos, uma vez que podem negar a paternidade, mas não podem confirmá-la.
O DNA permite confirmar a paternidade com 99,9% de certeza, comparando-se o DNA da criança, o da mãe e os dos possíveis pais. Esse tipo de estudo é possível pois o padrão de diferentes tamanhos das seqüências isoladas é herdado da mesma maneira que os genes: o individuo recebe metade do padrão do pai e metade do padrão da mãe.
Com base nessas informações, comparando-se os padrões de seqüencias de DNA da criança, da mãe e dos possíveis pais. O pai verdadeiro será aquele cujos padrões estiverem registrados no DNA da criança. Os testes de DNA tem sido utilizados também para solucionar crimes.
É possível fazer a identificação de um indivíduo a partir da análise do DNA extraído de tecidos humanos ou ossada. Esta modalidade de exame é frequentemente realizada para atender às seguradoras e às famílias de pessoas desaparecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário